Coletivo

Quadrilha Infantil Luar do Sertão


Funções

Descrição curta

Registros mantidos por meio da oralidade dos moradores antigos datam a existência das quadrilhas no Bonfim desde a década de 1960. Duas décadas depois, mais exatamente em 1992, um grupo de jovens organizados resolveu fundar uma quadrilha junina com o nome Luar do Sertão

Descrição

Os registros mantidos por meio da oralidade dos moradores mais antigos, datam a existência das quadrilhas juninas na comunidade desde a década de 1960, porém somente a partir dos anos 80 do século passado, foi que os registros fotográficos começaram a aparecer. Na década seguinte, mais exatamente em 1992, um grupo de jovens organizados resolveu fundar uma quadrilha junina com intuito de competir em festivais, surge então, a Luar do Sertão, que durante os de 1992 a 2011, excursionou por diversas cidades do interior do estado do Ceará, sempre conquistando posições de destaque nos festivais. O Grupo se manteve ativo durante cerca de vinte e quatro anos, os últimos deles limitando-se a fazer apresentações somente nas localidades mais próximas e não mais competindo. Em 2011 a Quadrilha encerrou os trabalhos na categoria adulta e retornou as atividades em 2014 com um coletivo infantil, mas também se limitando a fazer apresentações apenas para as comunidades vizinhas.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Francisco Anacleto Alves dos Santos

Anacleto Alves (Mestre Anacleto), é Professor aposentado do município de Senador Pompeu, com formação em Letras pela UECE. Mestre da Cultura Popular Tradicional de Senador Pompeu titulado no ano de 2020 pelo trabalho realizado frente ao movimento junino. Fundado da Quadrilha Luar do Sertão (1992), criador do Torneio da Independência no Distrito do Bonfim e da Semana Cultural Senhor do Bonfim.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem